Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nosso site. Conheça nossa Política de Privacidade
Aceitar

Notícias do mercado imobiliário

Impulsionada pelo crescimento populacional, Sorocaba lançou mais de 25 mil apartamentos nos últimos

Segundo análise, o mercado imobiliário na região tem sido impulsionado pela migração estimulada pelas oportunidades de trabalho no parque industrial local.


A relação entre o crescimento populacional e a demanda por moradias tem se mostrado um fator determinante para o desenvolvimento das cidades do interior de São Paulo.
É o que mostra uma análise cruzada do Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com dados de uma empresa que monitora lançamentos imobiliários em todo o país.
O levantamento revelou que Sorocaba (SP), além de ser um dos municípios que mais cresceram (23,35%), liderou os lançamentos imobiliários no período de 2018 a 2022.
Mais de 25 mil unidades de apartamentos foram lançadas na cidade nos últimos cinco anos, com destaque especial para 2022, que registrou mais de cinco mil novas unidades.
"Esse volume expressivo reflete o aquecimento do mercado imobiliário na região, que tem sido impulsionado, em grande parte, pela migração estimulada pelas oportunidades de trabalho no diversificado parque industrial local", explica Talita Cruz, analista de inteligência imobiliária da empresa.
Outras cidades
Nas demais posições, em ordem de representatividade, estão: CampinasRibeirão PretoSão José do Rio Preto e Praia Grande, municípios com relevância econômica e regional voltados à indústria agrícola/pecuária e ao turismo.
Entre as cidades paulistas que mais se destacaram pelo crescimento populacional nos últimos 12 anos, com taxas que ultrapassaram os 50%, encontram-se Bady BassittCedralItupevaJarinuIpiguá e Nova Independência.
Três estão próximas a São José do Rio Preto, o que aponta para a relevância das regiões interioranas no contexto demográfico e econômico do estado.
"A análise de dados realizada mostra que existe uma correlação significativa entre o crescimento populacional e o mercado imobiliário no interior de São Paulo. Os lançamentos têm acompanhado o perfil demográfico e familiar das localidades analisadas, indicando a importância de compreender as dinâmicas populacionais e as demandas habitacionais para um planejamento mais eficiente de novos empreendimentos", conclui Talita.
Preferências
Em relação aos tipos de imóveis lançados em Sorocaba, os apartamentos de dois dormitórios lideram a preferência, representando 79% dos novos empreendimentos, seguidos pela opção de três dormitórios, com 16% de participação.
Essa distribuição está alinhada com o perfil familiar médio do município, que possui, atualmente, 2,7 habitantes por domicílio. A tendência de apartamentos de dois dormitórios também se repete no ranking em outras localidades.
Em muitos casos, cerca de 70% ou mais das unidades lançadas seguem essa tipologia, de acordo com o perfil habitacional mais aderente a cada cidade.

21/08/2023